Imagem Post - Quem Não Lê Não Tem o Que Dizer

Quem Não Lê, Não Tem O Que Dizer

Eu confesso a você amigo leitor, que Eu somente li uma única vez um manual de meu carro Celta Life, quando o retirei da concessionária depois nunca mais. Nunca tive paciência de ler manual nem mesmo de um simples ventilador. Isso já me custou alguns prejuízos e muito desgaste emocional e stress. Somente bem mais tarde é que me dei conta do que estava fazendo a mim mesmo.

O SENHOR LEU O MANUAL? AS INSTRUÇÕES?

Assim é a fala de uma atendente de Call Center ao responder o cliente quando esse apressadamente não leu o manual e simplesmente ligou o aparelho 110v em 220v. Parece até piada, como isso pode acontecer hoje em dia, mas digo com certeza acontece. Volto a invocar a Nossa Senhora da Tecnologias Inteligentes que criou os diodos e fontes que servem em qualquer faixa de eletricidade.

Mas! Pasmem isso não acontece somente em relação aos manuais de aparelhos eletro eletrônicos etc. Sejamos sinceros, alguém já disponibilizo um tempo para ler na integra uma Política de Privacidade de Um Site e os Termos de Uso? Alguém se faz uma instalação com calma de um software lendo cada detalhe que aparece na janela de instalação antes de clicar em Next?

Ha! há! Eu sinceramente não. Porém gradualmente tive que mudar toda minha forma de pensar em relação a esse mal hábito e gradualmente me esforçar para  dar-me um precioso tempo em compreender manuais de equipamentos, de instalação de softwares, tudo por ter que formar o hábito de estudar muito sobre detalhes de programas, de plataformas, tutoriais, instalação e desinstalação de Plugins entre outros estudos.

Hoje em dia sabemos que o mercado esta auto seletivo, ou seja, vai selecionando os melhores profissionais em vários aspectos. Portanto conhecer um tema, um assunto, conhecer de um negócio, saber muito em detalhes sobre o que você se propõe a fazer é necessário para se criar uma Autoridade Digital e fazer uma diferença. Então Quem não Ler não Tem o Que Dizer.

EVITANTO PROBLEMAS FUTUROS.

Quando tempo leva para se ler com imersão e foco um texto digamos com 06 a 10 paginas? Pois é Esse é o tamanho médio de um Termo de Uso de Site EAD. A simples leitura e compreensão dos tipos de serviços contratados e aceitos em paginas de Checkout e registro, poderá evitar uma série de problemas futuros quando for necessário fazer valer seus direitos como consumidor frente a empresa e/ou proprietário do site.

Assim é bem melhor, porque existem contratos e Termos de Uso, Politicas de Privacidade que podem estar desatualizados e em desconformidade com as normas e leis vigentes aplicadas a Internet.

Habituar-se a ler detidamente cada cláusula de um contrato, ter calma e paciência para fechar uma negociação, pedir esclarecimentos das suas dúvidas a quem esta lhe vendendo um serviço, tudo isso são garantias de que a relação comercial irá fluir de maneira justa e correta para ambas as partes.

Não é vergonha alguma perguntar sobre determinado termo técnico que não ficou devidamente claro ao entendimento. Isso é bem melhor que amanhã ou depois você se ver numa situação em que não tem saída e possivelmente amargando um prejuízo qualquer.

UMA DIFICULDADE CULTURAL

Vejamos agora como a falta de um hábito saudável de leitura focada e concentrada pode trazer consequências nos negócios e na divulgação de produtos e serviços.

O usuário de um site, de um e-commerce ao não se deter de forma concentrada e com calma, na leitura de um tutorial, de um contrato ou qualquer conteúdo de um site que esteja orientando-o para melhor usufruir de um produto ou serviço, perde com isso uma grande oportunidade e por vezes, por não ter lido o que deveria ser lido, acaba por tulmutuar, criar reclamações junto a equipe de suporte, prejudicando a fluidez natural da relação Cliente x Site (e-commerce) etc.

Hoje em dia são inumeras as reclamações sobre produtos e serviços, veiculados e comercializados online. Então! será que a maioria dessas relcamações, são bem fundamentadas, bem embasadas? Será que o Usuário / Cliente de um determinado site realmente Leu as Políticas de Privacidade e Os Termos de Uso do Site?

Certamente existem podem existir falhas de ambos os lados, não quero aqui falar mal de consumidor e muito menos de proprietários de Lojas virtuais, e-commerce etc. Estou simplesmente manifestando minha opinião em relação a fatos que ocorreram até comigo mesmo e que a base de todo conflito foi a desinformação pela falta de leitura em detalhes de todos os termos, cláusulas de um contrato.

Já me vi em situações em que o Cliente disse: ” Que isso, estou com muita pressa, confio em você, depois leio o contrato” E a posterior ocorreram divergências naturais do caminhar do processo, e que, ao serem recordadas por mim de que tais queixas não contemplavam o que estava escrito no contrato, as coisas tomaram outro rumo e para resolver pendengas oriundas dessa confusão não foi nada fácil, além de provocar um desgaste psico-emocional desnecessário.

Então! penso que ao escrever esse post, manifestando o que já ocorreu comigo, estou de alguma forma desejando evitar para o amigo leitor quaisquer tipos de ocorrencias futuras, nas relações de negócio, jutamente por questões de Quem Não Lê Nâo tem O Que Dizer. Tenha calma, tranquilidade, paciência e faça tudo em um contrato bem feito, não sendo de forma leonína e que contemple o bem de ambas as partes. Seja claro, firme e objetivo com seu cliente, ele sentira segurança e profissionalismo nessa postura, o que até facilitara uma boa contratação.

Eu aprendi uma grande lição em minha vida, quando meu irmão Pedro me disse isso uma vez. Então percebo com clareza que, para se construir uma Autoridade Digital, para fazer um Inbound Marketing de Altíssimo nível é necessário acima de tudo muito estudo, muita leitura, muito conhecimento aplicado. E para isso Ler muito é fundamental.

Por: Telêmaco Barbosa – CEO – Fórmula Web Postiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + 18 =

Rolar para cima