Horário-Pontualidade nos Compromissos

Horário – Pontualidade nos Compromissos

O tempo. Ah! essa implacável força que a todo momento, ou seja a todo tempo, esta dirigindo e coordenando nossas vidas, como se nós fossemos  escravos dominados por suas batidas de “tick e tack”. Fato é que na dimensão em que estamos todos vivendo o tempo é uma ilusão criada pela mente e faz parte dessa nossa percepção que chamamos de vida.

A IMPORTANCIA DO TEMPO DE CADA UM.

Independentemente de ser uma ilusão ou não, fato é que estamos sujeitos às diretrizes do tempo e temos que administrar bem o tempo que temos.

O Tempo que disponho e que você dispõe  é em síntese o mesmo que qualquer ser humano no planta tem para utilizar, é o mesmo que Platão e Sócrates dispuseram a muitos anos atrás é também o mesmo que Steve Jobs utilizou e Bill Gates.

Sem entrar no mérito da questão de como cada um fez e faz uso do tempo que tem, quero aqui manifestar minha reflexão a respeito de um padrão comportamental quase que generalizado em nosso País e que toma proporções de epidemia social.

Estou aqui me referindo ao habito de atrasar em compromissos marcados, sejam esses compromissos pessoais de lazer ou profissionais, não vem ao caso, atraso é atraso e esse tipo de padrão comportamental é prejudicial a todos as pessoas que padecem desse mal e que por ventura prejudicaram ou foram prejudicadas.

A onde será que reside a raiz de tal problema?

Porque é comum e até tido como normal as pessoas se atrasarem?

É muito comum até em cerimônias de casamento ser considerado um charme a Noiva atrasar. (?) Será? 

A FALTA DE COMPROMETIMENTO CONSIGO MESMO E COM OUTROS

A pessoa que tem o hábito de atrasar, já bem formatado e cristalizado enfrenta uma série de problemas que no meu ponto de vista é extremamente prejudicial ao bom andamento e fluxo natural dos negócios, projetos e finanças. Digo isso com um foco maior nas relações de negócios, principalmente quando envolve Projetos Web, Projetos de Marketing Digital e Campanhas que requerem uma considerável atenção à fluxos, prazos, e que implacavelmente tem que serem adaptadas às tendências e dinamismo do Universo Web.

A falta de cumprimento consigo mesmo em relação a disciplina de horários e tarefas é um péssimo habito e certamente quem não tem comprometimento consigo mesmo não o terá com os outros. Isso gera uma descredibilidade, falta de confiança e um clima de tensão onde os envolvidos sentem-se mal e constrangidos.

Normalmente os atrasados usam de variados tipos de desculpas para justificar os atrasos, tais como: Ah! O transito estava infernal, O Pneu furou, estava chovendo muito, cai em uma Blitz etc. etc. etc.

Logicamente que somos humanos e temos que ter paciência e compreensão como nosso cliente, amigos, familiares etc. Porém é notavelmente visível quando a pessoa esta literalmente mentindo. Principalmente quando além do atraso a pessoa esquece pasta ou documento importante para uma reunião.

OS ATRASOS NOS NEGÓCIOS E PROJETOS

Hoje em dia com o volume de informações, com a incrível velocidade  que o mercado muda, as estratégias mudam, os consumidores mudam, as tendências mudam, tudo é dinamicamente rápido e requerendo tanto por parte de profissionais de Desenvolvimento e Marketing Digital constantes atualizações.

Sinceramente é um exercício hercúleo de paciência e tolerância quando temos que lidar com pessoas que a todo momento justificam os atrasos, nos prazos, nas datas etc. Sejam cliente ou profissionais.

Uma coisa é certa e verdadeira. Os atrasos provocados em projetos, principalmente nos relacionados a Desenvolvimento e Marketing Digital podem significar perda de grande fatia de mercado e de dinheiro, principalmente quando ainda nem se lançou um site e uma campanha, vemos nas mídias o concorrente disparando na frente e fazendo valer o velho ditado popular. “Quem chega primeiro bebe água limpa”

Deixo expresso aqui a minha visão simples de um tipo de comportamento que NÃO estou me excluindo e nem me eximindo dele. Porém é somente um post, a minha reflexão e manifestação sobre esse assunto que já me prejudicou muito e me deixou em situações complicadas com clientes.

RECURSOS DISPONÍVEIS PARA EVITAR ATRASOS.

As justificativas reiteradas de atrasos já não colam mais e somente piora a situação de nossa imagem frente aos outros, quando os responsáveis pelos atrasos somos nós.

Porém como a tecnologia esta avançada, essa pode se tornar uma aliada para os que não conseguem se livrar desse hábito tão prejudicial.

Use plataformas de vídeo conferência caso perceba que não haverá tempo hábil de sair de casa e estar presente na Reunião.

Use o Celular em chamada de vídeo, avise, manifeste de imediato bem antes do horário agendado.

Hoje é possível acessar uma sala de reunião via celular em qualquer lugar, caso, por exemplo, você ficar preso no transito, ou simplesmente ligue avisando da impossibilidade de não comparecer e se dispondo a estar presente o mais breve possível ou agende outra  data.

PROGRAMAÇÃO ANTECIPADA E ORGANIZAÇÃO.

Eu sei como é difícil organizar a vida, organizar um ambiente de trabalho, organizar o notebook, o celular, as agendas etc. etc.  Não é uma tarefa muito fácil de se fazer, porém volto a buscar a Santa Tecnologia de Prontidão para ajudar os necessitados de organização e disciplina. Existe no mínimo mais de 50 programas, aplicativos para organização.

Então! posso dizer com toda certeza e sem medo de me equivocar, que o grande problema não é a falta de ferramentas tecnológicas que possam auxiliar os atrasadinhos.

O grande problema esta nas mudanças interior, na mudança de mentalidade e na determinação de querer promover mudanças radicais substituindo um velho habito por um novo habito. Não é tarefa fácil mas também não é impossível. E mais uma vez para poder vir ao socorro dos habitualmente atrasados existem inúmeros cursos de Mindset, Performance, Coaching, Superação, Mudança de Mentalidade, Autoconhecimento e tantos outros.

E SE DEUS RESOLVESSE ATRASAR

Só a título de reflexão. Imaginemos por algum momento se DEUS Supremo Criador de Todas Coisas e da Vida resolvesse, digamos assim, tirar umas férias ou simplesmente desligasse a luz do Sol porque houve um atraso nos Sistema Universal. Atrasasse a formação de nuvens, chuva, alimento etc. Isso é prova cabal de que no Universo de Deus o Imperativo é a Eternidade e o Amor Infinito com uma Abundância Inesgotável.

Portanto esse é um exemplo máximo de Precisão e Pontualidade.

Por: Telêmaco Barbosa

CEO – Fórmula Web Positiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 − 1 =

Rolar para cima