As Palavras Certas Vendem Mais.

Para tudo na vida existe uma técnica, um segredo, o pulo do gato, assim é com a escrita persoasiva. E o profissional que lida com o Copywriting é um tipo de Mago Moderno, que brinca com as palavras e as tornam grandes e poderosas aliadas no Marketing Digital

O PODER DO COPYWRITING

Descubra agora o poder do copywriting para aumentar sua influência, suas conversões e construir uma presença forte no mundo digital.

Criar uma estratégia de marketing digital eficaz é um desafio contemporâneo enfrentado por 9 a cada 10 empreendedores digitais.

Normalmente são criados sites, anúncios, e-mails, webinários, funis de vendas, mas se  todas essas ferramentas não estiverem construídas sob uma base eficaz de copywriting, você passa a ser apenas mais um na multidão.

Isso acontece porque o bombardeio de informações que recebemos é tão, mas tão grande que as chances do seu esforço passar despercebido são muito altas.

Veja a seguir o que você pode fazer para criar uma estratégia forte.

O que é Copywriting?

Copywriting é a arte que permite que a sua estratégia digital seja percebida e captada em meio ao bombardeio de informações que você e seus clientes sofrem diariamente.

É a arte de criar uma comunicação persuasiva que leva o leitor a tomada de uma ação específica, seja ela assinar sua newsletter, curtir e compartilhar seu conteúdo, ou comprar seu produto.

Por isso ela se tornou essencial para o sucesso dos negócios digitais na atualidade.

O profissional responsável por este trabalho é o Copywriter e cabe a ele criar textos persuasivos de acordo com o objetivo da sua campanha.

Se escrever um bom texto já não é tarefa muito simples, imagine ter que escrever um bom texto com foco em conversão?

Pois é exatamente isso que o Copywriter faz.

7 elementos essenciais para Copywriting eficaz

Para criar uma Copy que, além de capturar a atenção do seu lead, mantenha-o focado no seu conteúdo, são necessários alguns elementos básicos.

Fique ligado, pois o último é sensacional.

1- Headlines Poderosas

Acredite se quiser, um título é responsável por até 80% da eficácia da sua estratégia.

Parece um dado simples, mas vou te explicar o porquê disso:

Somos bombardeados diariamente por muito conteúdo e isso nos leva a desconsiderar a maioria das informações que recebemos.

Para chamar a atenção do seu lead, o título deve conter informações suficientes para despertar o interesse do cliente em alguns segundos.

Viu como não é uma tarefa tão simples?

Veja agora o elemento essencial para criar a conectividade entre seu cliente e seu conteúdo.

2- Persona

A persona, ou avatar, é o seu cliente ideal. A sua definição deve ser a sua primeira tarefa.

Como você pode fazer isso?

Caso você já tenha um produto, pense no cliente mais recorrente que você atende.

Caso ainda não tenha, você pode definir o cliente que gostaria de atender e fazer as modificações que julgar necessárias ao longo do caminho.

O que deve ser levado em conta?

Você vai literalmente “criar um personagem”.

Dê a ele

  • nome,
  • idade
  • estado civil
  • onde mora,
  • se possui filhos ou nao,
  • quais seus maiores sonhos,
  • quais suas maiores dores,
  • porque seu produto pode resolver estas dores.

Este passo a passo é o pontapé inicial mais simples que você pode fazer.

Caso você não consiga respondê-los, é hora de parar e repensar sua estratégia.

A definição da persona é essencial porque, ao ler seu conteúdo, o cliente deve se enxergar, deve reconhecer a dor que o move, para poder se sentir impelido a ler a sua mensagem.

Isso nos leva ao terceiro elemento essencial.

3- O tom da comunicação

De que adianta seu produto ser destinado ao público adolescente e jovem adulto, se você usa constantemente palavras formais e rebuscadas que não fazem parte do cotidiano dessas pessoas?

De que adianta tentar vender para profissionais do mercado financeiro escrevendo com gírias e sem apresentar uma comunicação clara e direta?

Esses são dois exemplos simples da importância do tom da sua comunicação.

Se você não conseguir “falar a língua” da sua persona, pode ser que ela não confie em você e não se sinta à vontade com o seu conteúdo e sua oferta.

Saber se comunicar corretamente com a persona gera o que chamamos de “similaridade”, um dos gatilhos mentais mais importantes para gerar conexão.

Portanto, preste atenção ao seu conteúdo e veja se você está criando uma mensagem simples, clara e direta para o seu público.

4- Gatilhos Mentais

Os gatilhos mentais são palavras persuasivas que ao serem colocadas no seu texto, conseguem captar a atenção do seu lead instantaneamente e, praticamente de forma inconsciente.

Eles fazem parte de toda estratégia digital eficaz, pois são diretrizes que o nosso cérebro adota para não precisar refletir e raciocinar cada tomada de decisão.

Por exemplo, você não pensa se vai ou não vai piscar, se vai ou não vai mover sua perna para caminhar. Essas e outras centenas de ações nossa mente faz automaticamente, para não sobrecarregar nossa consciência no dia a dia.

Isso quer dizer que, o aplicar os gatilhos mentais de forma correta, você se torna capaz de engajar as pessoas e motivá-las a agir.

5- Transformação: ninguém quer o seu produto

“O cliente não quer comprar seu produto”.

Sabia disso?

Os maiores especialistas em marketing digital aprenderam isso há alguns anos.

E o que ele quer então?

O que ele quer comprar é a transformação que seu produto causa.

A persona não compra um curso de produtividade, ela compra mais tempo para se relacionar com sua família.

A persona não compra um ebook para emagrecer, ela compra a promessa de perder 3 kilos por semana.

Saber disso é um detalhe essencial para uma estratégia eficaz.

Foque 100% na transformação da sua persona, ou seja, na fuga da dor ou na busca pelo prazer.

Essa é a cereja do bolo.

Quando você começa seu discurso identificando as dores ou prazeres da persona, as chances de captar a sua atenção sobem consideravelmente.

6- Call to Action

O call-to-action, ou CTA é o objetivo do seu conteúdo.

Toda peça deve ter um objetivo. Seja vender algo numa página de vendas, aumentar o número de compartilhamentos ou de curtidas, levar seu lead para assistir um webinário, fazer com que ele deixe o e-mail em sua lista, entre muitos outros.

O detalhe importante aqui é: você deve ter apenas um objetivo. Se você tenta fazer duas ações, seu lead pode se perder e não fazer nenhuma das duas.

Portanto, mantenha o foco e a simplicidade na sua comunicação.

7- Sempre a Persona. Nunca o produto.

Uma das essências de uma Copy bem feita é justamente essa: você deve escrever com foco na persona e não no produto.

A persona se interessa muito mais pelos benefícios do produto do que por suas características.

Faça uma lista de benefícios e características lembre-se sempre de começar seu discurso com os benefícios e enumerar as características de forma que elas ajudem a persona a sanar suas dores.

Quando a comunicação é construída dessa forma, ela se torna extremamente cativante, persuasiva e tende a converter muito bem.

Afinal, não é exatamente isso que você quer?

Viu só como a arte do Copywriting pode fazer toda a diferença em seu conteúdo?

Se você quiser criar uma presença digital forte, com foco em conversões, não deixe de colocar em práticas as dicas citadas aqui.

Caso ainda não se sinta confiante, procure um copywriter para te ajudar a construir a sua comunicação e seu posicionamento online.

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Autora: Patrícia Tavares.

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